Cursos de aperfeiçoamento online
Consenso sobre a terminologia padronizada em nutrição
Leia sobre um consenso inovador, fruto da colaboração entre ASBRAN, SBN e Braspen/SBNPE, que traz a padronização inédita na terminologia e instrumentos para o cuidado nutricional de pacientes com doenças renais crônicas. Com base em diretrizes internacionais e uma rigorosa seleção de especialistas, foram escolhidos 107 termos de Avaliação, 28 de Diagnóstico, 9 de Intervenção e 94 de Monitoramento. Essa padronização facilitará treinamentos e aprimorará a prática clínica no Brasil.
Equipe UpLongevidade
9/28/20242 min read


Consenso sobre a terminologia padronizada do processo de cuidado em nutrição para pacientes adultos com doença renal crônica
Cristina Martins, Simone L. Saeki, Marcelo Mazza do Nascimento, Fernando Lucas Júnior, Maria Vavruk, Christiane L. Meireles, Sandra Justino, Denise Mafra, Estela Iraci Rabito, Maria Eliana Madalozzo Shieferdecker, Letícia Fuganti Campos, Denise P. J. van Aanholt, Ana Adélia Hordonho, Márcia Samia Fidelix.
http://dx.doi.org/10.37111/braspenj.AE202035401BRASPEN
Journal, vol.35, n4, p.311-325, 2020
Profa Dra Denise Philomene Joseph van Aanholt - http://lattes.cnpq.br/4728827667618198
Resumo:
Este consenso representa a primeira colaboração entre três organizações profissionais com foco em nutrição: Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen/SBNPE), com o objetivo de identificar a terminologia e instrumentos padronizados internacionalmente para o processo de cuidado em nutrição. O foco é facilitar a condução de treinamentos de nutricionistas que trabalham com pacientes adultos com doenças renais crônicas (DRC). Foram levantadas 11 questões relacionadas à triagem, ao processo de cuidado e à gestão de resultados em nutrição. As recomendações foram baseadas em diretrizes internacionais e em bancos de dados eletrônicos, como PubMed, EMBASE™, CINHAL, Web of Science e Cochrane. A partir do envio de listas de termos padronizados internacionalmente, 20 nutricionistas especialistas selecionaram aqueles que consideraram muito claros e relevantes para a prática clínica com pacientes ambulatoriais com DRC. Foi calculado o índice de validade de conteúdo (IVC), com 80% de concordância nas respostas. O Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE) foi usado para atribuir força de evidência às recomendações. Foram selecionados 107 termos de Avaliação e Reavaliação, 28 de Diagnóstico, 9 de Intervenção e 94 de Monitoramento e Aferição em Nutrição. A lista de termos selecionados e identificação de instrumentos auxiliará no planejamento de treinamentos e na implementação de terminologia padronizada em nutrição no Brasil, para nutricionistas que trabalham com pacientes renais crônicos.
Conheça os cursos coordenados pela Profa Dra Denise Philomene Joseph van Aanholt:
Envelhecer com Saúde: Entendendo Senescência e Senilidade
As Mudanças Fisiológicas e os Desafios da Senescência
Fortalecendo o Corpo: Prevenção da Sarcopenia, Fragilidade e Desnutrição
Capacitar
Profissionais de saúde interessados em temáticas relacionadas na atenção à saúde da pessoa idosa.
Atendimento
Saúde
De Segunda a Sexta das 9h às 17h
© 2024. All rights reserved.


+55 (11) 9 4272 5842