Idosos com HIV/AIDS

O artigo explora, sob a ótica da fenomenologia, as percepções profissionais de saúde acerca do atendimento a pacientes idosos com HIV/Aids durante a Pandemia. Destaca a importância em proporcionar meios para promover e disseminar orientação corretas e seguras de proteção e auxílio, para conter e aliviar os problemas decorrentes da Covid-19 e, assim como suprir as necessidades de recursos materiais e humanos, evitando o aumento de desgastes a todos os profissionais que atuam nesta frente.

Equipe UpLongevidade

11/23/20241 min read

Idosos com HIV/AIDS: ações e experiências dos profissionais de saúde em tempos de Covid-19

Barbosa, S. L., Niwa, L. M. S., & Ciosak, S. I. (2023). Idosos com HIV/AIDS: ações e experiências dos profissionais de saúde em tempos de Covid-19. REVISA, 11(4), 596–609. Recuperado de https://rdcsa.emnuvens.com.br/revista/article/view/218

Objetivo: conhecer as ações e percepções dos profissionais de saúde no enfrentamento ao atendimento à idosos em tratamento de HIV/Aids durante a pandemia do SARS-C0V-2. Método: estudo descritivo, exploratório, qualitativo, sob a ótica da fenomenologia social de Alfred Schütz, com profissionais de saúde, de ambos os sexos, que atuavam na Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas de Caraguatatuba-SP, em dezembro de 2020. Foram realizadas entrevistas com auxílio de um instrumento sobre a caracterização dos profissionais e questões norteadoras sobre as ações e percepções dos profissionais. Resultados: trazem reflexões sobre as experiencias dos profissionais ao prestarem atendimento a pacientes idosos com HIV/Aids durante a Pandemia. As respostas sociais trouxeram conhecimento sobre o envolvimento e resiliência demonstrado pelos profissionais de saúde. Considerações finais: as experiências dos profissionais foram voltadas para o cuidado e bem-estar desses idosos, mesmo que passando por adversidades e adaptações, como a falta de recursos humanos e materiais.