Longevidade e Qualidade de Vida: Um Estudo sobre Idosos Acima de 80 Anos

Este estudo revela o perfil sociodemográfico, de saúde e longevidade de idosos com 80 anos ou mais, cadastrados em Unidades de Saúde da Família. A pesquisa associa a longevidade ao histórico familiar, contato social e atividades em grupo, destacando que o envelhecimento saudável depende da qualidade de vida, e não apenas da quantidade de anos vividos.

Equipe UpLongevidade

9/28/20241 min read

Fonte: Nurse measuring blood pressure of senior woman on Flickr
Fonte: Nurse measuring blood pressure of senior woman on Flickr

Idosos muito velhos: perfil sociodemográfico, de saúde e longevidade (2021)

Lima, Wilma Resende; Giusti, Bárbara Bartuciotti; Niwa, Luciana Mitsue Sakano; Aanholt, Denise Philomene Joseph van; Ciosak, Suely Itsuko.

https://doi.org/10.5205/1981-8963.2021.245207

Título do periódico: Revista de Enfermagem UFPE on line ISSN: 1981-8963. Volume/Número/Paginação/Ano: v. 15, e245207, 2021

Profa Dra Denise Philomene Joseph van Aanholt - http://lattes.cnpq.br/4728827667618198

Resumo:

Objetivo: descrever o perfil sociodemográfico, de saúde e longevidade de idosos. Método: trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, realizado com 524 idosos, cadastrados em Unidades de Saúde da Família, por meio de entrevistas nos seus domicílios. Incluíram-se participantes de ambos os sexos, com 80 anos ou mais, que tiveram o mínimo de 19 pontos no MEEM. Analisaram-se os dados por meio da estatística descritiva, apresentando-os em tabelas de frequência. Resultados: registra-se que as idades variaram de 80 a 108 anos, sendo que 70,4% dos idosos eram do sexo feminino, 84,4% residiam com familiares e muitos demonstravam baixa escolaridade. Aponta-se que a maioria dos idosos considerava a saúde boa, as principais morbidades foram a hipertensão arterial, artrose, hipercolesterolemia e Diabetes Mellitus, 71,6% não apresentaram quedas no último ano e a polifarmácia esteve presente. Associou-se a longevidade ao histórico familiar, contato familiar e atividades sociais. Conclusão: conclui-se que, no envelhecimento, deve-se considerar não só a quantidade dos anos vividos, mas a qualidade. Ressalta-se que o estudo não pretende encerrar a temática, mas ampliá-la e subsidiar discussões entre as comunidades acadêmicas e assistenciais na busca pelo envelhecimento saudável.

Conheça os cursos coordenados pela Profa Dra Denise Philomene Joseph van Aanholt:

  1. Envelhecer com Saúde: Entendendo Senescência e Senilidade

  2. As Mudanças Fisiológicas e os Desafios da Senescência

  3. Fortalecendo o Corpo: Prevenção da Sarcopenia, Fragilidade e Desnutrição