O que facilita e dificulta a Sistematização da Assistência de Enfermagem

O estudo analisou os facilitadores e as barreiras da Sistematização da Assistência de Enfermagem. Os Facilitadores incluem o reconhecimento de sua importância; as barreiras envolvem sobrecarga, falta de capacitação e linguagem padronizada.

Equipe UpLongevidade

10/5/20242 min read

Fonte: Freepik.com
Fonte: Freepik.com
O que facilita e dificulta a Sistematização da Assistência de Enfermagem na percepção dos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família?

Como citar: Silva EDC, Aanholt DPJ, Nichiata LYI. O que facilita e dificulta a Sistematização da Assistênciade Enfermagem na percepção dos enfermeiros das Unidades de Saúde da Família? REVISA. 2021; 10(2): 336-46. Doi: https://doi.org/10.36239/revisa.v10.n2.p336a346

Silva, Edyra Damasceno da Costa e Silva; Aanholt, Denise Philomene Joseph van; Nichiata, Lucia Yasuko Izumi

Profa Dra Denise Philomene Joseph van Aanholt - http://lattes.cnpq.br/4728827667618198

Objetivo: analisar os elementos facilitadores e dificultadores na realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem e Processo de enfermagem a partir da percepção dos enfermeiros das Unidades de Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo descritivo-exploratório, de corte transversal e abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário auto aplicado. Resultados: perfil de profissionais predominantemente do sexo feminino com idade prevalente entre 30-40 anos e um equilíbrio entre tempo de atuação profissional (média 10,7 anos) entre 2-10 anos e maior do que 10 anos, além de uma média de atuação na APS de 8,8 anos, demonstrando uma equipe combo a experiência, o que facilitou a interpretação dos resultados. Elementos facilitadores: reconhecimento da importância da realização do Processo de enfermagem sobre o desenvolvimento do raciocínio clínico do enfermeiro, o benefício para o paciente e para a equipe de saúde. Elementos dificultadores: falta de linguagem universal padronizada; despreparo do profissional para realização da Sistematização da Assistência de Enfermagem na APS; sobrecarga de atendimentos ao longo do dia; falta de colaboração da equipe durante a consulta, com muitas interrupções; baixa oferta de capacitação sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem/Processo de enfermagem pela instituição; baixa valorização da consulta de enfermagem tanto pela equipe, quanto pela população em geral; falta de impressos com diagnósticos e prescrição de enfermagem. Conclusão: Para facilitar a implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem/Processo de enfermagem, os enfermeiros referiram que: há a necessidade do conhecimento de Sistematização da Assistência de Enfermagem/Processo de enfermagem pelo enfermeiro, a necessidade de capacitação da equipe pela unidade de saúde, a adoção de linguagem padronizada e a adoção de protocolos.

Conheça os cursos coordenados pela Profa Dra Denise Philomene Joseph van Aanholt:

  1. Envelhecer com Saúde: Entendendo Senescência e Senilidade

  2. As Mudanças Fisiológicas e os Desafios da Senescência

  3. Fortalecendo o Corpo: Prevenção da Sarcopenia, Fragilidade e Desnutrição

  4. Identificando Sarcopenia: Prevenção e Cuidados Essenciais

  5. Longevidade saudável: o que fazer?